CREAS Medidas festeja Dias das Mães e reabre Espaço Digital
Pelo menos 35 mães dos adolescentes assistidos pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Assistência Social (SAS) no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS – Medidas) e Projeto Grapiúna Cidadão foram homenageadas na manhã de hoje pelo transcurso do Dia das Mães, que será comemorado no domingo, dia 8. Além de orações, a festa contou com a distribuição de um delicioso lanche.
O momento festivo ainda foi marcado pela reabertura da Estação Digital, um espaço dedicado ao aprendizado em tecnologias de informação que tem como finalidade capacitar adolescentes que cometeram atos infracionais e são obrigados a cumprir medidas socioeducativas e de liberdade assistida em meio aberto pela Vara da Infância e Adolescência. Também poderão ter aulas de computação jovens residentes nos bairros no entorno do projeto social, que funciona no bairro Jardim Grapiúna, próximo ao Tiro de Guerra 06-007.
O secretário municipal de Assistência Social, Evandro Pereira dos Santos Filho, destacou a importância da valorização das mães, o trabalho do CREAS – Medida e do Projeto Grapiúna Cidadão na ressocialização dos adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos, que cometeram atos infracionais. “São mães e mulheres guerreiras, pois, sempre acreditam na recuperação e na integração destes adolescentes. Por conta desse amor a seus filhos nós também acreditamos seja possível reconduzir os assistidos ao convívio familiar e à sociedade”, disse.
O titular da SAS destacou as ações multidisciplinares a que os jovens são integrados e as diversas oficinas e atividades de arte, sob a supervisão de profissionais multidisciplinares. No Espaço Grapiúna Cidadão são trabalhados valores éticos universais como o amor, a solidariedade, o respeito às pessoas e a religiosidade. “A partir de hoje também recebem mais um presente um Espaço Digital, onde mães e filhos poderão ter aulas de informática, acompanhados por um profissional”, garantiu Evandro dos Santos Filho.
Segundo a coordenadora do CREAS – Medidas, Rosana Bandeira, o Espaço Digital entrará em funcionamento num prazo de 15 dias pela necessidade da abertura de matrículas. “Serão destinadas 20 vagas para o curso matutino e 20 vagas para o turno vespertino. As matriculas serão realizadas aqui mesmo no Espaço Grapiúna Cidadão. E também terão uma cota os adolescentes das áreas de abrangência da unidade. A iniciativa visa beneficiar pessoas humildes que não têm condição de acesso à informática em cursos particulares”, disse.
“A unidade é dotada de 10 computadores que estarão disponíveis nos turnos matutino e vespertino, de segunda à sexta-feira, para que os jovens tenham acesso a informações relevantes e aprendam a manusear essa ferramenta tecnológica que beneficia a socialização e a qualificação para o mercado do trabalho”, afirma Rosana Bandeira. Na Estação Digital os computadores estão conectados à internet banda larga, o que deve ser aproveitado pela comunidade.